Resenha - Mal Intencionados.




Seja bem vindo visitante do prisioneiro.
Não querendo justificar a ausência de novos contos no blog, e já justificando, apresento a resenha do livro que terminei de ler na última madrugada: "Mal Intencionados", da escritora Geyme Lechner Mannes.
Não sou nem de longe um crítico literário mas gostaria, depois de apresentar a obra, narrar minhas impressões acerca dele.
Um livro bastante intrigante e que vale a pena ler, isso eu já adianto.
Sinopse – Mãe e filho são vítimas das próprias emoções, que em momentos se confundem com amor, outros cm insegurança e obsessão. Depois de ser abandonada pelo marido, Ana protagoniza uma série de escândalos. Tomás ainda é uma criança, mas já sabe que a existência do pai é um obstáculo em sua vida que precisa ser eliminado. Ele padece de um amor descomunal por sua mãe, e quer se casar com ela... O que uma mulher vingativa é capaz de fazer quando é abandonada pelo marido? Pode uma criança ser inocente e vilã ao mesmo tempo? Um pederasta é presa da fé, do preconceito e do perigo de conviver com ele mesmo. Ambientado no Brasil, Mal Intencionados despe as máscaras dos personagens, e deixa a loucura que habita em cada um deles, exposta. Um romance em tempos de violência... E você, qual máscara usa?

Com o livro da escritora Geyme em mãos eu não sabia o que iria encontrar. Por não se tratar de um livro genuinamente voltado ao gênero horror (com o qual estou mais familiarizado) os acontecimentos narrados ao longo de suas 326 páginas me surpreendiam bastante.

Nada de vampiros frios e sanguinários, almas penadas buscando vingança ou redenção ou lobisomens carniceiros vagando a esmo pela noite sedentos por sangue, a obra traz pessoas comuns que lutam de forma ferrenha contra suas angústias e seus desejos.

Religião, incesto, pedofilia, violência, miséria e homofobia são temas expostos de uma forma que me fez encará-los de modo diferente e, muitas vezes, perturbador.

O que leva as pessoas a serem o que são? É fácil e cômodo julgá-las sem que se conheça as reais causas que as levam a fazer o que fazem...

A obra mostra como a vida, em seus trâmites tortuosos, cruéis e inesperados, é capaz de transformar pessoas normais que facilmente seriam consideradas vítimas em monstros terríveis e odiosos. Não é assim que acontece no dia a dia?

Ao longo da história os sentimentos que nutria em relação aos personagens se alteravam a cada acontecimento: ódio, medo, admiração e pena.

Mesmo não sendo um livro voltado ao horror ele desperta o receio de nos encontrarmos com aquele vizinho aparentemente inofensivo e, pior, temer a possibilidade de que, algum dia, nos transformemos em algo que odiamos por completo.

Um livro que recomendo a pessoas que não sejam facilmente influenciáveis e que possuam coração e estômago fortes.

Como costumo dizer, não há a necessidade de se esfregar sangue e tripas no rosto do leitor para que ele se sinta horrorizado. “Mal Intencionados” é um exemplo disso.



Book Trailler de "Mal Intencionados"

Um comentário:

  1. Saudações Oscar, tudo bem?
    Apreciei e muito a resenha do livro desta autora! Você abordou muito bem seu comentário, pois, em dias de violência, o maior dos horrores pode estar imbuído nas mentes e corações humanos e isto, é mil vezes pior do que um "ataque de um lobisomen"! Muito bom mesmo...

    Abraço

    Tiago Calegari

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.